MENU - navegue pelas categorias

Reserva financeira: 3 motivos para ter uma

A princípio, ter uma reserva financeira não é uma tarefa fácil; porém, é necessária. Hoje, o mundo está muito imprevisível, e isso requer que as pessoas tenham um melhor planejamento em relação ao dinheiro.

Dessa forma, são muitos os motivos pelos quais você deve manter uma reserva financeira. Não somos capazes de prever o futuro, e, assim, possuir uma garantia de que você não passará por apertos é essencial.

Por isso, trouxemos um conteúdo valioso para que você conheça a importância de uma reserva para o seu dinheiro. Acompanhe nossos motivos abaixo e melhore exponencialmente sua vida financeira!

Imprevistos

Todos sofremos imprevistos em nosso dia a dia, mas nunca sabemos ao certo quando eles virão. Por esse motivo, é muito importante manter uma reserva financeira. Vários são os imprevistos que podem acontecer durante a sua vida, e você deve estar preparado para qualquer um deles.

Quem nunca teve seu celular roubado ou precisou fazer uma viagem de emergência? Pois então. Se você der de cara com uma dessas situações e não tiver um dinheirinho sobrando, como conseguirá resolvê-las?

Provavelmente, você terá que recorrer a alternativas desvantajosas e poderá contrair dívidas desnecessárias. Assim, é de suma importância que você possua uma reserva financeira destinada a casos emergenciais.

Saúde

Todos sabem que com a saúde não se brinca. Priorizar sua saúde e a de sua família é uma das coisas mais importantes, e isso implica em ter uma reserva financeira. Afinal, nunca sabemos quando alguém precisará ser socorrido.

Imagine, por exemplo, que sua filha precise fazer uma cirurgia de emergência que não está inclusa em seu plano de saúde. A única solução seria investir dinheiro para solucionar essa questão, não é mesmo?

Assim, é imprescindível que você mantenha uma reserva financeira para te auxiliar nesses momentos complicados. Dessa forma, você e as pessoas que você ama estarão seguros e não sofrerão consequências de saúde mais preocupantes.

Render mais

Além de situações emergenciais, a reserva financeira também possui outro benefício: proporcionar renda a longo prazo. Assim, o dinheiro que você guardou na poupança pode ser investido em um fundo de rendimentos mais altos.

Dessa forma, suas finanças podem também ser aplicadas em ações para que gerem uma renda satisfatória para sua vida profissional ao longo do tempo. Assim, você estará preparado para o que der e vier. Ademais, irá ter a possibilidade de guardar dinheiro para realizar um sonho no futuro, por exemplo.

E então, você já conseguiu perceber a importância que uma reserva financeira exerce em sua vida? Se tiver mais dúvidas sobre o assunto, conte para nós nos comentários!

E, além disso, se quiser mais informações e conteúdos sobre suas finanças, acesse nosso site e veja também 6 dicas de como controlar seu dinheiro.