MENU - navegue pelas categorias

Qual é o limite de idade para Empréstimo Consignado INSS?

Obter um empréstimo para aposentado tem alguns critérios pré estabelecidos por lei. Mesmo no caso da linha de crédito consignada, onde os processos são bem mais simples e menos burocráticos, existem algumas limitações, como a idade por exemplo. Mas qual é o limite de idade para Empréstimo Consignado INSS? Me acompanhe que eu vou te explicar melhor.

Conseguir um empréstimo consignado significa uma maior tranquilidade financeira para pensionistas e aposentados. Assim, incluindo o pagamento de dívidas antigas e a realização de sonhos pendentes.

É por essa razão que a existência de um limite de idade para ter a solicitação aprovada se torna frustrante para muitos.

Sendo assim, continue acompanhando este artigo para entender por que os bancos limitam a idade e como isso ocorre. Confira!

Mas qual é o limite de idade para Empréstimo Consignado?

Qual a idade máxima para fazer um empréstimo para aposentado? | Limite de idade para Empréstimo Consignado

Qual a idade máxima para fazer um empréstimo para aposentado? | Limite de idade para Empréstimo Consignado

Conforme dissemos inicialmente, sim, há uma idade máxima estabelecida, atualmente a idade máxima permitida é de 80 anos.

Quanto mais avançada a idade do beneficiário, maior dificuldade ele encontrará em conseguir o empréstimo.

Inclusive, são poucas as instituições financeiras que concedem linhas de crédito para pessoas com mais de 80 anos.

Por que as instituições financeiras limitam a idade para empréstimos consignados?

Em suma, o empréstimo consignado funciona de modo bem simples; as mensalidades são debitadas do salário/benefício do solicitante.

Isso dá aos bancos a segurança de recebimento do dinheiro emprestado, permitindo-lhes aplicar juros bem mais baixos que outras linhas de crédito do mercado.

Ao mesmo tempo, quem solicita o empréstimo precisa ter uma renda fixa e um estilo de vida estável.

Quanto menos riscos o indivíduo apresentar para o banco, mais vantagens ele receberá. Então, é para se proteger desses riscos que existe um limite de idade.

Uma pessoa com mais de 70 anos é considerada inimputável perante a lei. Isso significa que não podem ser acusadas ou responsabilizadas judicialmente.

A idade influencia no valor do empréstimo consignado | Limite de idade para Empréstimo Consignado

A idade do solicitante influencia no valor do empréstimo liberado?

No geral, pessoas com até 80 anos conseguem novos empréstimos, desde que tenham disponível uma margem consignável.

Contudo, quanto mais o risco operacional, isto é, maior a idade do solicitante, menor será o valor liberado.

Em algumas instituições bancárias, beneficiários com até 79 anos podem conseguir empréstimos por volta de R$80.000,00. No entanto, os que têm mais de 80 anos, o crédito concedido não costuma passar de R$30.000,00.

O que ocorre em caso do falecimento do beneficiário?

Segundo a Lei 1.046/50, em caso de falecimento do aposentado que contratou o empréstimo consignado, o contrato deve ser anulado.

Como o pagamento das parcelas é descontado automaticamente do benefício, o procedimento é suspenso quando o solicitante vem a óbito.

Após ler este artigo, você, certamente, conseguiu compreender que o empréstimo para aposentado só é liberado sob determinadas circunstâncias, sendo que a idade é um grande influenciador nisso.

Contudo, isso não quer dizer que se torna impossível conseguir a aprovação da linha de crédito; basta fazer uma busca nas instituições financeiras disponíveis em sua região e escolher aquela que oferece as melhores condições.

Simular Empréstimo Consignado Online

Quer solicitar o seu empréstimo agora mesmo? Simule aqui!