MENU - navegue pelas categorias

Qual é o valor máximo do empréstimo consignado?

Empréstimo consignado qual o valor máximo permitido

Se você procura por uma linha de crédito confiável e sem altas taxas de juros, então deve procurar o consignado. Assim, é importante saber qual o valor máximo do empréstimo consignado que você pode solicitar. Afinal, é necessário saber se o dinheiro servirá para o que você precisa.

Qualquer empréstimo possui seu limite de crédito emprestado. Com a linha consignada não é diferente. No entanto, quem dita o valor é a margem consignável. Assim, evita que o solicitante fique endividado, garantindo o pagamento das parcelas.

Para você entender mais sobre o assunto, abaixo vamos mostrar qual é esse limite.

Acompanhe!

Como é calculado a margem consignável para o empréstimo consignado?

Há uma regra para quem solicita um empréstimo, onde a margem consignada representa o montante máximo da renda que a pessoa pode utilizar com crédito por mês.

Sendo assim, apenas 35% da renda líquida pode ser liberada para o pagamento do crédito. Do total, 30% é voltado para as parcelas e 5% são utilizados com o cartão de crédito.

Essa medida é prevista pela lei nº 10.820/2004 e o objetivo é reduzir as chances de prejuízos nas contas de aposentados, pensionistas INSS e servidores públicos.

Quanto posso pegar na minha linha de crédito?

Aposentados e pensionistas do INSS têm o valor das parcelas descontadas diretamente do benefício. Já servidores públicos têm as mensalidades retiradas em folha.

De qualquer maneira, este limite serve para todos os casos. Ou seja, a porcentagem prevista em lei é respeitada em qualquer situação.

O que pode variar é o prazo de pagamento e o tempo para que o dinheiro fique disponível, dependendo das regras das agências bancárias, correspondentes ou financiadoras.

O valor de 30% está relacionado com o total de todas as parcelas e de todos os contratos que a pessoa fez ao solicitar os empréstimos.

Porém, uma das vantagens é que você pode usar os limites combinados. Dessa forma, mesmo que a margem já tenha sido utilizada para conseguir uma linha, você pode adquirir um cartão de crédito consignado.

O dinheiro emprestado pode ser parcelado para facilitar o pagamento, sem trazer prejuízos ao contratante. Assim, os juros se tornam menores, se comparados às demais créditos.

Como calcular o valor máximo do empréstimo consignado

Como fazer os cálculos certos?

Você mesmo pode fazer os cálculos da margem consignável. Ou seja, o valor máximo do empréstimo consignado para você. Basta pegar o valor da renda líquida, menos os impostos deduzidos e multiplicar por 0,30.

Para obter o montante do cartão de crédito consignado, a fórmula é o total da renda com os impostos, multiplicado por 0,05.

Com isso é possível entender o quanto é possível pegar e assim, manter o controle orçamentário.

Vale ressaltar que nenhuma forma de renda temporária será capaz de aumentar a margem, por isso, ao fazer os cálculos, exclua as rendas variáveis.

O empréstimo consignado é uma alternativa para você obter o dinheiro que precisa sem ficar endividado, tendo todos os descontos retirados da sua renda fixa. Mas para ter todas as vantagens, contrate os serviços de uma empresa séria.

Quer calcular o limite máximo do empréstimo? Então, entre em contato conosco clicando aqui.