MENU - navegue pelas categorias

Posso pagar a fatura do cartão de crédito com outro cartão?

O cartão de crédito é muito utilizado na sociedade moderna, principalmente na hora de comprar em prestações. Porém, há uma dúvida muito recorrente a respeito desse assunto, que atinge grande parte dos usuários: o pagamento do cartão.

Às vezes, por diversos motivos, não é possível realizar o pagamento de um cartão de crédito com esse mesmo cartão, e isso pode causar desespero no consumidor. Quem nunca ficou sem saldo e não soube como proceder no dia do pagamento?

Por esse motivo, a prática de pagar um cartão de crédito com outro se tornou comum em países como o Brasil, ganhando popularidade. Assim, essa estratégia ganhou legalidade quando aplicativos como a MercadoPago permitiram o pagamento de contas e boletos pelo cartão de crédito.

Hoje em dia, alguns bancos já aderem a esse processo, porém é necessário prestar atenção nas condições desse serviço. Na maioria das vezes, ele é cobrado e possui taxas que variam de acordo com a instituição. Ademais, apresenta riscos, visto que pode acarretar em um endividamento.

Se você está pensando em pagar seu cartão de crédito com outro cartão, entenda aqui as regras e custos acerca desse processo.

1. Regras

Há algumas regras em relação ao pagamento do cartão de crédito com outro cartão de crédito. Para ver se isso é possível no seu banco, você deve checar seu contrato. A necessidade de que o processo ocorra dentro da legalidade é um dos motivos principais para o conhecimento dessa conduta.

A princípio, uma das condições de legalidade é imposta pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Essa condição implica que as empresas que oferecem o pagamento de contas e boletos pelo cartão de crédito devem cobrar juros e recolher o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Essa norma é realizada no intuito de impedir que os consumidores utilizem o serviço para burlar o pagamento do cartão.

Veja abaixo algumas informações importantes a respeito do pagamento:

  • Não há possibilidade de pagar uma fatura com outro cartão do mesmo banco;

  • A data de vencimento dos dois cartões não pode ser igual;

  • A fatura não pode estar vencida;

  • Alguns bancos estabelecem um limite para o valor do pagamento;

  • O serviço é cobrado.

2. Taxas

Uma das regras na hora de pagar seu cartão de crédito com outro cartão é que a cobrança de taxas é obrigatória. Um dos bancos que fornece esse tipo de serviço, por exemplo, é a Caixa Econômica Federal. A taxa cobrada pela Caixa é de R$ 7,50, enquanto a cobrada pelo banco Santander é mais alta, R$ 24,50.

Entretanto, o custo desse processo pode variar conforme o seu banco. Por esse motivo, o melhor a se fazer é entrar em contato e averiguar a respeito das taxas cobradas. Mais além, é necessário que se pense muito bem antes de recorrer a esse serviço, visto que as chances de endividamento são altas. Elas podem, desse modo, comprometer sua vida financeira mais ainda se não houver a devida cautela.

O que achou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dúvida financeira? Deixe seu comentário e também descubra mais sobre o empréstimo consignado.