MENU - navegue pelas categorias

O que é empréstimo consignado e como ele funciona?

O que é empréstimo consignado e como ele funciona

Muitas pessoas não sabem o que é empréstimo consignado. No entanto, ele pode ajudar a conquistar o sonho da casa própria, fazer uma viagem em família, quitar dívidas, cuidar da saúde, dentre outras necessidades. Por isso, é interessante se informar sobre o crédito consignado.

Pois, caso um dia seja necessário, essa modalidade pode ser uma ótima opção para você. Então, antes de solicitá-lo, você deve entender o que é empréstimo consignado, como ele funciona, suas vantagens e quando vale a pena pedir. Afinal, fazer um empréstimo não é tão simples. Isso porque o dinheiro tomado deverá ser devolvido à instituição financeira de origem e é importante pensar nessa etapa do processo previamente. Sendo assim, continue acompanhando este post e descubra se o crédito consignado é realmente a melhor alternativa para você. Confira!

Mas o que é empréstimo consignado?

Primeiramente, você solicita o valor desejado como no empréstimo tradicional. Aqui, a diferença é que você negocia o valor das parcelas. Então, o valor combinado será abatido diretamente do seu salário, benefício ou aposentadoria, antes mesmo que ele caia na sua conta bancária. Assim, a instituição possui uma garantia maior de que o dinheiro emprestado será devolvido.

Dessa forma, resulta em taxas de juros bem mais baixas em comparação com as do cartão de crédito, cheque ou empréstimo pessoal. Contudo, você deve se planejar da forma apropriada antes de solicitar o empréstimo consignado. Pois as parcelas não deixarão de ser descontadas dos seus ganhos, mesmo nos meses mais apertados. Ademais, há uma ressalva para quem ainda está no mercado de trabalho. Caso seja demitido ou deixe o emprego, o compromisso de pagar as mensalidades não será suspendido.

Quem pode contratar um empréstimo consignado

Quem pode solicitar esse empréstimo?

Apesar de se tratar de uma linha de crédito mais segura, para entender de fato o que é empréstimo consignado, você precisa saber que nem todos poderão solicitá-lo. Pois, como dissemos anteriormente, os valores são descontados diretamente da folha de pagamento ou do benefício.

Então, para pedir o empréstimo, você deve ser um funcionário público, pensionista do INSS — Instituto Nacional do Seguro Social — ou aposentado. No entanto, para os pensionistas, aposentados e funcionários públicos, a situação é mais fácil. Como possuem fontes de renda mais estáveis, as chances de obterem o crédito consignado são bem maiores. Por fim, vale destacar que, para aqueles com carteira assinada, é indispensável que a empresa em que trabalha tenha convênio com algum banco.

Conheça os limites de crédito

Devido ao seu funcionamento, esse tipo de empréstimo pode ser uma solução até para os negativados. Assim, existem algumas restrições de crédito para que a negociação não prejudique nenhuma das partes envolvidas. O Banco Central determina que o valor da parcela não pode ser maior que 35% da renda do solicitante.

Isso significa que, caso você receba um salário, benefício ou aposentadoria de R$1.000,00, as parcelas não poderão ultrapassar R$350,00. Essa porcentagem é pensada para que a instituição não deixe de receber de volta o dinheiro emprestado. E também, para que o tomador consiga pagar as taxas sem lesar sua vida financeira pessoal.

Qual é a taxa de juros do Empréstimo Consignado?

O consignado é a opção de crédito pessoal mais barata do mercado. É em média, cerca de dez vezes mais barato que outros tipos de empréstimos, como o cartão de crédito e o cheque especial.

Simular Empréstimo Consignado Online

Depois de ter lido esse conteúdo, esperamos que tenha conseguido entender o que é empréstimo consignado. Assim como decidir se essa é a melhor alternativa para você. Caso tenha decidido pedi-lo, saiba que nós da Facilita Crédito Brasil trabalhamos somente com crédito consignado.

Além disso, temos condições exclusivas para aposentados e pensionistas do INSS, e servidores públicos. Estamos sempre a disposição para te atender em qualquer canal que você prefira. Entre em contato conosco por telefone (31) 3295 7357.