MENU - navegue pelas categorias

5 motivos para não contratar empréstimo consignado para amigos e terceiros

5 motivos para não contratar empréstimo consignado para amigos e terceiros

Necessidades financeiras costumam levar as pessoas a ações não planejadas. Assim, a mais comum é solicitar empréstimos por impulso, sobretudo em nome de outra pessoa. Então, é importante entender porque não contratar empréstimo consignado para amigos.

Aposentados e pensionistas podem enfrentar situações com esta frequentemente. Isso porque se encaixam nos pré-requisitos do empréstimo consignado — uma linha de crédito com baixas taxas de juros, parcelas fixas e prazos flexíveis.

Esse tipo de empréstimo possui inúmeras vantagens, mas não é liberado para todas as pessoas.

Mesmo assim, você não deve contratar empréstimo consignado para amigos e conhecidos. Pois se trata de uma prática que pode lhe gerar consequências negativas.

Continue acompanhando este post e confira as razões para você não fazer isso. Veja a seguir!

1. Comprometimento da sua renda

Quem possui uma vida financeira organizada não considera a possibilidade de lidar com problemas causados por empréstimos.

No caso da linha de crédito consignado, o pagamento das parcelas não pode ser adiado. Ou seja, o valor é descontado automaticamente da aposentadoria sempre no mesmo dia do mês.

Isso significa que o banco espera que você tenha a quantia necessária em conta na data do débito. Ao pedir um empréstimo para outra pessoa, ela também precisa lhe pagar a parcela sem atrasos. Caso contrário, sua renda entrará em desequilíbrio, prejudicando seu orçamento.

2. Aquisição de dívidas de terceiros

Um dos maiores perigos de solicitar um empréstimo consignado para terceiros é assumir um compromisso financeiro que não é seu.

Como se trata de um empréstimo com juros baixos e prazos flexíveis — a duração máxima é de 96 meses —, muitos ficam tentados a obter o crédito em nome do beneficiário.

Contudo, sempre há um custo atrelado à qualquer empréstimo. Você não terá garantias concretas de que receberá as parcelas em dia para dar ao banco e, com isso, o risco de ter seu nome negativado devido a uma dívida que não é sua é muito alto.

Ao contratar empréstimo consignado para amigos e terceiros você pode ficar sem fundos para emergências médicas

3. Despreparo para emergências

Outro motivo para você não contratar empréstimo consignado para amigos, familiares ou conhecidos é que você ficará impossibilitado de pedir o crédito para si mesmo caso haja a necessidade.

Isso porque, esse tipo de empréstimo só pode ser solicitado se o aposentado ou pensionista tiver a margem consignável disponível. Ou seja, 30% da renda livre para pagar as parcelas sem comprometer o orçamento.

Ao conceder o crédito para outra pessoa, sua margem consignável já estará ocupada. Caso você não tenha uma reserva financeira para lidar com imprevistos, terá que recorrer a empréstimos com juros mais altos e mais difíceis de negociar.

4. Adiamento de realizações pessoais

Além de não poder contar com o crédito consignado para resolver os próprios imprevistos financeiros, você terá de adiar seus projetos pessoais, como viagens, reformas e outros objetivos que o empréstimo poderia lhe ajudar a conquistar.

Até que todas as parcelas sejam pagas, sua renda ficará limitada com um compromisso que não é seu, forçando-o a adiar suas metas.

Ao contratar empréstimo consignado para amigos e terceiros você pode perder alguma amizade

5. Prejuízo com laços de amizades e familiares

Por fim, mas não menos importante, está o risco em romper laços de amizades e prejudicar o relacionamento com familiares.

Cobrar uma dívida não é tarefa fácil e conseguir isso com aqueles que você possui um vínculo afetivo e ainda mais complicado.

Aqui, o compromisso firmado, muitas vezes informalmente, entra em conflito com a relação das partes envolvidas.

Essas são as principais razões para você não contratar empréstimo consignado para amigos e terceiros.

Caso a situação apareça, sugira a busca por empréstimos com bom custo-benefício. Hoje, já existem linhas de crédito menos burocráticas e que conseguem atender pessoas com orçamentos mais baixos sem problemas.

Agora que você já sabe porque não contratar empréstimo consignado para amigos, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como esse, que poderão lhe auxiliar na sua vida financeira!