MENU - navegue pelas categorias

Golpe do seguro em aposentados: esteja alerta

Hoje, há diversas investigações em relação a um golpe que está atingindo aposentados por todo o país. Instituições financeiras estão fazendo esses indivíduos de vítimas, por meio do pagamento de um seguro que nunca contrataram. Assim, é necessário estar atento ao golpe do seguro em aposentados.

O golpe consiste em descontos mensais ilegais, não autorizados, nos contracheques dos aposentados. Esses seguros, por sua vez, são ramificações do empréstimo consignado em que as parcelas de pagamento são retidas.

Mas como essas instituições conseguem os dados das pessoas? As financeiras detêm arquivos com os documentos de clientes, que advêm de anos de atuação na concessão de empréstimos. Além disso, elas possuem acesso a outros bancos de dados, vendidos em grupos de WhatsApp de corretores.

Dessa maneira, não espere mais para saber como se proteger desse tipo de golpe. Acompanhe abaixo algumas medidas que devem ser tomadas para que isso jamais aconteça com você!

golpe do seguro em aposentados

Fique atento aos pontos mais comuns desse golpe

Não deixe de se atentar a alguns pontos antes de aceitar qualquer proposta de seguro.

Desconfie de quem usa nome de bancos ou INSS

O INSS não possui convênio com bancos para que pessoas externas possuam acesso aos seus dados. Assim, nunca forneça o número do benefício ou confirme seus dados por telefone, pois pode ser um golpista tentando coletar suas informações.

Não confidencie nenhuma informação pessoal, mesmo se a pessoa insistir ou se apresentar como funcionária do banco. Dessa forma, procure sempre uma instituição de confiança para ver se está tudo dentro dos conformes, como sua agência bancária. Além disso, desconfie também de quem oferece liberação de ofertas antes do prazo.

Guarde seus comprovantes

Desconfie se você for informado, pelo banco ou seus representantes, que seu benefício foi aprovado. Não deixe também de coletar informações. Dessa maneira, se receber ligações, anote o número e pergunte o nome e a instituição financeira de quem está te ligando.

Se receber mensagens por outros meios, como por SMS ou e-mail, faça o mesmo. Assim, isso tornará a identificação dos golpistas muito mais fácil se for, de fato, uma fraude.

Não pague antecipadamente para receber crédito

Essa é uma das estratégias mais utilizadas no golpe de seguro contra aposentados. Não existe pagamento de tarifas ou taxas que auxilie no adiantamento de crédito do INSS. Assim, desconfie se receber ligações ou mensagens com propostas desse tipo. Formalize a denúncia no número 135 da Ouvidoria do INSS.

Preste atenção aos detalhes do contrato

Leia atentamente o contrato de tudo que for assinar. Além disso, exija sempre o contrato detalhado e devidamente assinado pelo banco, instituição ou representante responsável. Assim, estando a par do número e valor de parcelas, saldo financiado, entre outras informações, você poderá ter maior controle das negociações. E, dessa forma, será mais difícil cair em algum golpe.

Avalie com cuidado as ofertas de crédito

Caso precise de crédito, busque sempre uma instituição de sua confiança e não acredite em qualquer oferta. Por mais que seja tentadora, essa oportunidade mais rápida e barata de negócio pode custar caro mais para frente.

Assim, faça uma avaliação cautelosa antes de solicitar um empréstimo e confira também as taxas de juros cobradas pelo serviço.

Denuncie

Assim que receber qualquer ligação ou mensagem suspeita, como de uma instituição em que você não tem conta, denuncie. Afinal, essa prática pode configurar uma situação de perigo, visto que indica vazamento de informações pessoais sigilosas.

Procure o INSS por meio do site da Ouvidoria e telefone 135, do Banco Central pelo número 145 ou no portal consumidor.gov.br, desse modo você ajuda a combater as fraudes do INSS.

Restou alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários! Esperamos que esse conteúdo auxilie bastante na sua proteção, além de seu dinheiro.

Para saber mais, acesse nosso blog e confira conteúdos exclusivos para a sua vida financeira!