MENU - navegue pelas categorias

Entenda como o empréstimo consignado pode lhe ajudar a quitar dívidas

Entenda como o empréstimo consignado pode lhe ajudar a quitar dívidas

Se há algo que a formação escolar não nos ensina é como gerenciar a renda, sobretudo as dívidas e imprevistos financeiros. Felizmente, existe uma solução para tudo, inclusive para o nome negativado no SPC e Serasa. Uma das alternativas é pedir um empréstimo consignado para quitar as contas mais caras, substituindo as dívidas pesadas por uma menor. Dessa forma, o empréstimo consignado pode lhe ajudar a quitar dívidas, te dando maior segurança financeira.

A maior vantagem desta linha de crédito está em suas baixas taxas de juros — comparada às linhas tradicionais, a diferença pode chegar a mais de 100% ao ano. De todo modo, é preciso muito planejamento e cautela antes de tomar qualquer decisão.

Sendo assim, continue acompanhando este artigo para entender como se livrar das dívidas e recuperar sua saúde financeira sem complicações. Confira!

Reúna as dívidas mais caras

Antes de selecionar as contas mais altas e partir para a negociação, você precisa entender o seguinte: as dívidas mais caras não são aquelas de maior custo, mas sim as que possuem os juros mais altos.

São essas dívidas capazes de comprometer sua renda por mais tempo. Listamos a seguir as mais comuns.

Cheque-especial

Muitos especialistas recomendam a utilização do cheque-especial em apenas último caso. Essa preocupação se deve ao fato de que esse tipo de empréstimo é tido como um dos maiores causadores de endividamentos e inadimplências.

Como o valor costuma ser pré-aprovado e liberado automaticamente na conta-corrente do indivíduo, gera uma sensação de facilidade.

Contudo, tal comodidade possui um preço bem alto. No último ano, a taxa de juros do cheque-especial chegou a 324,7% e continua subindo, segundo dados.

Cartão de crédito

Conhecido, desejado e utilizado pela maioria atualmente, o cartão de crédito pode ajudar quem precisa comprar um bem ou contratar um serviço que dificilmente pode ser pago à vista.

Dependendo da renda e do limite disponível, o cartão facilita parcelamentos de valores altos.

Contudo, é necessário bastante planejamento para não entrar no rotativo, principal causador de endividamentos no Brasil.

Como o saldo devedor é cumulativo, o montante aumenta conforme a passagem de tempo, prejudicando a renda de inúmeras pessoas. Em 2018, o rotativo do cartão de crédito atingiu cerca de 241% ao ano.

Troque as dívidas por uma menor

Financiamentos

Comumente usados na aquisição de bens de alto valor, como imóveis, automóveis, viagens e reformas, o compromisso com o financiamento é não deixar de pagar as parcelas para a garantia da propriedade.

No caso de casa e apartamentos, por exemplo, além de arcar com juros em caso de atraso, você correrá o risco de perder a moradia caso não pague as parcelas corretamente.

Troque as dívidas por uma menor

Uma das soluções para quitar as dívidas é trocá-las por uma só, solicitando um empréstimo consignado.

Trata-se de uma linha de crédito barata, com baixos juros e fáceis condições de negociação. As parcelas são fixas e são debitadas automaticamente da conta do solicitante todos os meses.

Na hora de pedir o empréstimo, é importante pesquisar diferentes instituições e fazer simulações online. Mesmo com taxas de juros reduzidas, cada instituição financeira apresenta juros diferentes.

Também vale destacar que existe um limite de valor para esta linha de crédito. Isso significa que você talvez precise negociar suas dívidas antigas para que o valor total necessário esteja dentro dos limites do crédito consignado.

Negocie junto ao SPC e Serasa

Por falar em negociação, saiba que o Serasa realiza anualmente o Feirão Limpa Nome, evento no qual credores e devedores podem negociar descontos para acabar com as dívidas.

Nos melhores casos, os abatimentos chegam a até 90% do valor total. Entretanto, muitas instituições só concedem grandes descontos caso a dívida seja paga à vista. É nesse cenário que pedir o empréstimo se torna vantajoso.

Agora que você viu como o empréstimo consignado pode lhe ajudar a quitar suas maiores dívidas, comece a se planejar para limpar o seu nome.

Conforme dissemos aqui, tente negociar as contas mais altas e troque-as por uma mais barata pedindo o crédito consignado.

Lembre-se de não utilizar o cartão de crédito ou cheque especial sem planejamento para não se endividar novamente.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para solicitar uma simulação de empréstimo em nosso site agora mesmo!