MENU - navegue pelas categorias

Empréstimo consignado: é possível quitar com antecedência?

Empréstimo consignado: é possível quitar com antecedência?

Antecipar a quitação do empréstimo consignado pode gerar um grande alívio financeiro. Sobretudo quando há um bom desconto e o dinheiro sobra no fim do mês.

Entretanto, esse processo ainda gera muitas dúvidas, apesar de se tornar mais descomplicado com o passar do tempo.

Em suma, a antecipação do contrato significa pagar todas as prestações do empréstimo solicitado antes do vencimento. Desse modo, a quantia sofre uma amortização.

Continua acompanhando este artigo para compreender como conseguir isso e em quais situações esta é a melhor abordagem. Confira!

Como antecipar o contrato do crédito consignado?

Primeiramente é importante fazer uma análise prévia da situação financeira atual considerando uma margem de renda extra para os próximos meses, antes de solicitar o pagamento integral do empréstimo.

Assim você não corre o risco de ficar sem suporte financeiro depois de antecipar o contrato.

Confirmado que você possui renda suficiente para quitar o valor integral, basta se dirigir ao banco que lhe concedeu o crédito e informar que deseja antecipar as parcelas.

A partir disso um boleto contendo o montante devedor é gerado. Porém, sem os juros que seriam aplicados caso continuasse a pagar os valores mensalmente e sem taxas extras.

Como descobrir o saldo devedor do empréstimo consignado?

Antes de pedir a quitação antecipada do empréstimo consignado, é necessário descobrir quanto terá de pagar integralmente.

Para quitar empréstimo consignado com antecedência entre em contato com o banco que o concedeu

Como citamos mais acima,esse valor é calculado a partir das parcelas que ainda precisam ser pagas, sem a cobrança dos juros. Desse modo, os descontos serão aplicados proporcionalmente.

Uma dica é fazer a simulação online com uma calculadora de antecipação de prestações. A ferramenta foi criada pelo MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) e para utilizá-la é necessário informar o valor da parcela fixa, a taxa de juros, data de vencimento, data de quitação e número de parcelas a quitar. Com o valor total em mãos, o próximo passo é solicitar o boleto ao banco.

Depois de efetuado o pagamento, a margem consignável é liberada novamente em um processo que dura de três a cinco dias úteis.

Quando a quitação antecipada do empréstimo consignado é recomendada?

Caso você tenha o valor necessário em mãos ou um dinheiro extra que pode ser utilizado para este fim e que não comprometerá a renda pessoal ou familiar.

Se você deseja liberar sua margem consignável e seu limite de crédito mais rápido, essa também é uma boa alternativa.

Contudo, se o valor total a ser pago afetará seu orçamento, não vale a pena apostar nessa solução. Além disso, se o contrato estiver perto do vencimento, essa opção também não traz vantagens.

Lembre-se que os juros do crédito consignado são baixos e compensam mais do que outros tipos de empréstimos do mercado.

Quitar o empréstimo consignado com antecedência é bastante vantajoso se você pretende liberar seu limite de crédito e possui meios de pagá-lo sem prejudicar sua renda.

Você também pode usar a restituição do Imposto de Renda para antecipar o contrato. Basta fazer a solicitação junto ao seu banco.

Gostou deste artigo? Então, visite o nosso site e solicite uma simulação de crédito consignado!