MENU - navegue pelas categorias

DOC e TED: entenda as diferenças

Com o mundo cada vez mais tecnológico, os processos bancários tornam-se cada vez mais versáteis e menos burocráticos. Hoje, diversas tecnologias permitem funcionalidades antes mais trabalhosas, como as transferências por DOC e TED.

Assim, esses são alguns tipos de transferência que se assemelham bastante, mas apresentam algumas diferenças entre si. Você já conhece cada um deles? Aprenda aqui um pouco mais sobre como esses modelos de transação bancária funcionam e escolha o melhor para você, de acordo com a sua necessidade.

DOC (Documento de Ordem de Crédito)

O DOC é uma modalidade de transferência de dinheiro de uma conta para outra. Nesse tipo de processo, o dinheiro passa para a conta do destinatário no mesmo dia da transação. Porém, pode demorar teoricamente até 2 dias úteis para que o dinheiro efetivamente chegue na conta, visto que tem limite de 1 dia útil para ser processado.

O limite máximo de dinheiro para esse modo de transferir dinheiro é de R$ 4.999,99 e só pode ser feito por instituições autorizadas pelo Banco Central. O horário limite para o DOC em dias úteis é 21h59min, no horário de Brasília.

Com isso, se você deseja realizar transferências com uma certa urgência, não é ideal apostar no DOC, visto que o processo pode ser um pouco demorado.

TED (Transferência Eletrônica Disponível)

A Transferência Eletrônica Disponível, ou TED, é uma maneira de transferir dinheiro, assim como o DOC. A diferença principal entre as duas modalidades é que a TED pode levar até 60 minutos para cair. Ou seja, é uma transferência de duração bem mais rápida que o DOC. Entretanto, isso só vale para dias úteis; então, se você realizar uma transferência por TED, o dinheiro só cairá no próximo dia útil.

Além disso, antes de 2016, o limite de dinheiro mínimo estabelecido para uma TED era de R$ 250, mas hoje não há limite. O horário máximo base para esse tipo de transferência é 17h, e não há possibilidade de cancelar a TED após o início do procedimento.

Quanto custa para fazer DOC e TED?

A taxa para se fazer um DOC ou uma TED varia de banco para banco, sobretudo se o meio de transferência for físico ou digital. O pacote de serviços que você contratou em seu banco pode, possivelmente, incluir um número limite dessas operações monetárias sem que seja preciso pagamento adicional. Por isso, é essencial ir à sua agência se essa dúvida eventualmente surgir. Além disso, as taxas de procedimentos online costumam ser mais baratas que as presenciais ou de autoatendimento.

Aqui, você encontra uma lista das taxas de cada banco disponível em nosso país, segundo a Febraban.

Qual escolher: DOC ou TED?

Agora que você já conhece as limitações e os diferenciais do DOC e da TED, é hora de ponderar acerca de qual é a opção certa para você. Na realidade, não há uma regra fixa, pois você pode estar com um urgência em determinado momento e precisar da TED ou, por exemplo, precisar realizar uma transição à noite, o que só é possível com o DOC. Assim, analise o que é mais inteligente no momento e faça sempre escolhas bem pensadas!

Já que estamos falando de transações bancárias, conheça também o crédito consignado e todos os benefícios que você pode retirar desse modelo de empréstimo!