MENU - navegue pelas categorias

Aposentado: aprenda como organizar sua vida financeira

Como organizar a vida financeira de um aposentado

Chegar na aposentadoria com saúde e com uma vida financeira estável é um objetivo comum. Entretanto, no nosso país, pouco se fala sobre se preparar para esse momento ao longo da vida profissional. Então, é essencial que você saiba como organizar sua vida financeira.

Tendo em vista que a maioria das pessoas só começam a pensar na aposentadoria quando estão próximas, ou já chegaram nela, ter o mínimo de conhecimento sobre educação financeira se faz ainda mais necessário. Afinal, aposentados também precisam estar em alerta sobre o que fazer quando imprevistos acontecerem.

Com as finanças organizadas, lidar com adversidades será muito mais fácil, como recorrer ao empréstimo consignado, por exemplo. Sendo assim, continue acompanhando este artigo e aprenda a ordenar suas despesas para utilizar esse recurso da melhor forma possível. Confira!

Como organizar sua vida financeira

Reduza gastos desnecessários

Antes de tudo, você deve colocar no papel os seus ganhos e o seus gastos. Mesmo que não precise mais sustentar os filhos e assumir despesas referentes à rotina de trabalho, não significa que deve deixar as suas contas sem supervisão. Então, comece analisando seu padrão de vida e o compare com o que recebe de aposentadoria.

Pequenas mudanças no modo como vive é fundamental para usufruir de uma aposentadoria confortável.

Pague dívidas antigas

O cenário ideal para qualquer orçamento é estar livre de dívidas. Mas, sabemos que a realidade de muitos brasileiros, sobretudo aposentados, não é bem essa. Então, o importante aqui é saber diferenciar as dívidas ruins — cartão de crédito, cheque especial etc.— das dívidas boas — financiamento imobiliário — e se concentrar em quitá-las.

As dívidas negativas e mais altas têm preferência no planejamento. Para isso, o crédito consignado pode ser uma boa opção. Como dissemos inicialmente: é mais fácil lidar com empréstimos e pagamentos se você souber como organizar sua vida financeira.

Aposentado planeje o seu futuro

Planeje seu futuro

Uma dica para aposentados é fazer uma reserva financeira. Ter um montante equivalente a, pelo menos, 6 meses de aposentadoria oferece a tranquilidade para enfrentar situações de emergência como acidentes e problemas de saúde. Isso realmente não é fácil como parece, por isso quitar dívidas antigas, lhe possibilita poupar um pouco todo mês.

Mas, esta não é a única utilidade para uma reserva financeira. Você pode usá-la para quitar um empréstimo realizado ou dar início a antigos sonhos, como por exemplo fazer aquela viagem em família. De todo modo, poupar uma porcentagem dos ganhos, mesmo na aposentadoria, é essencial.

Entender como organizar sua vida financeira é o primeiro passo para aproveitar uma aposentadoria agradável e tranquila. Dessa forma, não deixe de seguir tudo o que lhe mostramos neste post, principalmente se suas finanças não recebem a devida atenção.

Agora que você compreendeu o quão ruim é uma dívida antiga, simule agora mesmo o seu empréstimo consignado online! 😉