MENU - navegue pelas categorias

6 dicas para melhorar sua saúde agora mesmo

Depois de uma certa idade, é de extrema importância que as pessoas fiquem ainda mais atentas à sua saúde. Afinal, indivíduos sedentários ou que não possuem bons hábitos diários são mais suscetíveis a enfrentar esse tipo de problema. Por isso, é essencial que você adote algumas dessas dicas para melhorar sua saúde agora mesmo, visando a uma vida mais ativa.

Abaixo, disponibilizamos algumas dicas de hábitos que você deve implementar diariamente para melhorar sua saúde. Dessa forma, além do corpo, você pode melhorar exponencialmente sua saúde mental, o que é imprescindível para uma vida longa e proveitosa. Acompanhe!

1. Faça exercícios físicos

Exercício físico é uma coisa que não pode ficar de fora da sua rotina. Seja natação, hidroginástica ou até mesmo um esporte em grupo, como o vôlei; você precisa de um deles para enfrentar o dia a dia. Ao movimentar o seu corpo, você ganha firmeza nos movimentos e previne doenças como a osteoporose, por exemplo. Além disso, é uma maneira de te distrair dos problemas diários e preocupações recorrentes que possam estar afetando sua vida pessoal. Aposte em um esporte que você goste ou simplesmente ande na praia. Não importa como; apenas mantenha-se ativo!

2. Não se esqueça da mente

Todos sabemos que é essencial exercitar o corpo, ainda mais para quem já está na terceira idade e precisa de fortalecimento. Entretanto, muita gente se esquece de uma das peças fundamentais na hora de garantir uma saúde melhor: o estado da mente.

Assim, trabalhar a mente não pode ser uma atividade secundária para a sua vida. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para não deixar a cabeça parada! Leia muitos livros em seu tempo livre, faça caça palavras e adquira o hábito de acompanhar os telejornais diariamente. O importante é que você não se isole do que te traz conhecimento. Essa é a palavra chave: conhecimento. É através dele que nos tornamos quem somos, e é algo de que nunca devemos abrir mão.

3. Boas noites de sono importam!

A terceira dica é relacionada a algo que todos nós amamos fazer… dormir! Representando uma das coisas mais importantes para o bem-estar do ser humano, “o sono é sagrado”. Diante desse ditado popular, podemos partir do pressuposto de que ninguém consegue realizar qualquer atividade essencial à vida sem antes estar bem descansado.

Assim, a tendência é que, quando a idade vem, precisamos de mais descanso para nos sentirmos bem no dia seguinte. Por isso, reservar de 7 a 8 horas por dia ao seu momento de dormir é essencial para que você consiga cumprir com todas as suas tarefas diárias. Busque também descansar depois do almoço ou após algum evento que exigiu muito esforço físico ou mental. Você vai notar a diferença na sua saúde!

4. Beba muita água e se alimente bem

Essa dica é, possivelmente, uma das mais importantes para que você consiga melhorar sua saúde agora mesmo! Afinal, nós somos o que comemos, não é mesmo? Dessa maneira, tudo o que ingerimos define como nos comportamos e a disposição com a qual nos encontramos todos os dias.

Beber água, nessa perspectiva, é um hábito que você deve adotar já em sua vida. Para idosos saudáveis, a recomendação é que se ingira aproximadamente 2 litros de água por dia. Além de manter o funcionamento do organismo, ela pode auxiliar muito quem deseja perder peso, visto que possui como uma de suas funções a regulação.

Ademais, procure sempre  ingerir alimentos que contenham as vitaminas e minerais essenciais à saúde do seu organismo. Abaixo, estão listados 10 desses componentes que precisam fazer parte da sua alimentação:

  • vitamina B12, vitamina B6, cálcio, vitamina D, ferro, vitamina A, potássio, vitamina E, vitamina C e zinco.

5. Consulte um médico regularmente

Consultar um médico regularmente é uma tarefa essencial para todas as pessoas; especialmente para quem já tem uma idade mais avançada. Por esse motivo, é necessário que, além de exames pontuais, exista o hábito de realizar consultas periódicas de rotina.

A saúde é uma das coisas mais importantes na vida de alguém. Por isso, não podemos tomar atitudes que nos levem a riscos que podem, muitas vezes, ser fatais. Frequentar médicos especializados e tornar as medicações parte da sua vida são consequências inevitáveis oriundas da terceira idade. Entretanto, cuidado para não ficar dependente das suas prescrições médicas. O vício em medicamentos também pode ser algo prejudicial à sua saúde, uma vez que tudo em excesso faz mal.

6. Mantenha uma vida social ativa

Por fim, para melhorar sua saúde, você precisa manter uma vida social ativa! A convivência com pessoas que enfrentam as mesmas situações que você pode ser algo muito benéfico, sobretudo, à sua autoestima.

Dessa forma, saia com seus amigos para bater um papo, caminhar ou apenas respirar um ar fresco. O sedentarismo não traz benefícios a ninguém, ainda mais para pessoas que não se encontram mais na juventude. É necessário que haja um esforço (sabemos que levantar do sofá para passear pode parecer desanimador!), mas tudo possui suas recompensas.

Manter mente e corpo ocupados é um desafio que, quando cumprido, traz apenas alegrias e realizações! Assim, coloque esse hábito em prática e observe como você conseguirá melhorar sua saúde agora mesmo!

E então, quando você vai começar a viver para buscar uma vida mais saudável? Não perca mais tempo com indagações e sedentarismos. A hora para melhorar sua saúde é agora, e, se você quiser muito, nada poderá te deter!

Para saber mais também sobre como melhorar sua saúde financeira, clique aqui. Acompanhe nosso blog para mais novidades!