MENU - navegue pelas categorias

10 dicas para começar a poupar dinheiro

Quem nunca nutriu o sonho de realizar uma viagem internacional ou adquirir um carro para a família? Pois é! Muitas pessoas, entretanto, apresentam dificuldades na hora de colocar esses planejamentos em prática. A principal causa disso é, quase sempre, um obstáculo financeiro, sendo necessário começar a poupar dinheiro.

Poupar dinheiro pode ser um desafio, ainda mais se a sua fonte de renda não é tão elevada ou você possui gastos recorrentes, como a maioria das pessoas. Porém, manter uma visão de resguardo é essencial se você deseja alcançar resultados positivos financeiramente.

Logo, hoje nós trouxemos 15 dicas de coisas a se fazer para começar a poupar dinheiro. Caso você as siga, com certeza poderá observar os benefícios dessa escolha no seu cotidiano. Confira!

como poupar dinheiro

1) Registre todas as despesas

Registrar no papel tudo o que você gasta mensalmente é o primeiro passo para começar a poupar dinheiro. Dessa maneira, o jeito que você escolhe fazer isso não importa; seja em planilhas, documentos impressos ou até mesmo a lápis. O que interessa é manter as contas registradas para que haja um melhor controle dos seus gastos.

2) Pague as contas assim que tiver dinheiro

Essa dica é para quem quer realmente aprender a economizar! Assim que o pagamento cair na sua conta, ou assim que possuir dinheiro em mãos, saiba priorizar. Não é novidade para ninguém que as contas e despesas são os gastos mais importantes, não podendo ser deixados para depois. Assim, deixe para comprar aquela roupa nova ou fazer aquela viagem com a família apenas depois de cumprir com essas obrigações. E não se esqueça, busque fazer tudo isso, dentro do prazo, viu?

3) Adie grandes compras

Adiar grandes compras pode ser benéfico para você, que deseja começar a poupar dinheiro. Você acha que aquela viagem com a família pode esperar? Ou, então, a televisão maior e mais tecnológica que você sempre quis comprar? Pois então! Aguarde um pouco e procure priorizar outras coisas, que apresentam maior urgência para você no momento.

4) Use mais dinheiro vivo

Comprar com dinheiro vivo é uma tática muito utilizada por quem quer saber como começar a poupar dinheiro. Afinal, todos sabemos que o cartão de crédito oferece maior comodidade na hora da compra por impulso. Apesar de não parecer na hora, a fatura ao fim de cada mês influencia diretamente a sua saúde financeira. Desse modo, ande com dinheiro vivo na carteira e deixe os cartões apenas para situações emergenciais. 

5) Não ignore os pequenos gastos

Os pequenos gastos são aqueles que passam imperceptíveis em nosso cotidiano. O café da manhã que você toma na padaria perto de casa todos os dias, por exemplo, pode parecer inofensivo. Porém, visto que é um hábito diário, isso pode se tornar um problema ao seu bolso a longo prazo. Dessa maneira, corte gastos desnecessários do dia a dia, e que podem ser substituídos por opções mais baratas. 

6) Crie metas mensais

A criação de metas mensais pode influenciar diretamente o seu bolso ao fim do mês. Estipular quanto dinheiro será destinado às suas pendências e ao lazer é o primeiro passo. Assim, você não ultrapassará o que vai de acordo com a sua renda, trazendo benefícios a longo prazo. Uma vez que, naturalmente, você passará a gastar menos dinheiro com supérfluos.

7) Crie prazos para os seus objetivos

Antes de mais nada, os seus objetivos de economia precisam estar bem definidos. Estipule quanto dinheiro é necessário economizar por mês a fim de, assim, conseguir atingir as suas metas. Se você pretende economizar R$ 2.000 para uma viagem, por exemplo, defina uma quantia mensal que não comprometa outras esferas de sua vida. A partir daí, calcule o tempo que será destinado a esse arrecadamento.

8) Saia menos de casa

Sair muito de casa aos fins de semana e destinar suas finanças a isso pode se tornar um obstáculo. Ainda mais se você está em um processo de conscientização e deseja poupar dinheiro. Assim, procure cortar gastos com serviços que poderiam ser feitos por você mesmo. Troque aquela reunião com os amigos em um restaurante por um jantar dentro de casa, por exemplo. Ao invés de ir ao cinema, busque assistir a um filme em casa e, além disso, procure começar a preparar a sua própria comida. Isso apenas trará benefícios, tal como melhorar a sua saúde.

9) Como posso ganhar mais dinheiro?

“Como posso ganhar mais dinheiro?” Você já se fez essa pergunta? Pois, se você deseja começar a poupar dinheiro, esse questionamento é muito bem-vindo! Afinal, muitas pessoas possuem hobbies ou serviços em que são boas e produtivas. Por que não apostar na venda de bijuterias, doces ou roupas, então? Analise o que pode ser feito e se empenhe para suceder; assim, será bem mais fácil economizar no fim do mês!

10) Por fim: aprenda a dizer não!

Aprender a dizer não é fundamental, e talvez o melhor conselho para quem deseja começar a poupar dinheiro. Assim, você precisa estar bem ciente de sua atual situação financeira antes de aceitar propostas e convites que exijam gastos. Saiba dizer não àquele jantar caro com os amigos, por exemplo, e foque nos seus reais objetivos naquele dado momento.

Agora que você já sabe o que evitar fazer para começar a poupar dinheiro, é hora de colocar esses hábitos em prática! Além de todas essas dicas, veja também as diferenças entre DOC e TED, e escolha a melhor opção para as suas transações financeiras!